domingo, 4 de julho de 2010

Ações pessoais...Modelos Mentais...

Modelo Mental é o que somos....no que nos transformamos ao longo da vida, inciado pela nossa herança genética, pelos caminhos que percorremos e o que absorvemos neste caminho onde nossas experiências fazem parte daquilo que nos tornamos. Tudo o que vivemos, onde nos sentimos tocados, onde nos sentimos felizes ou infelizes, onde foi doloroso transpor, onde foi prazeiro compor, tudo vai influenciar em nossas decisões e dar peso aos nossos valores.
Nosso modelo mental é a lente através da qual vamos enxergar o mundo.Nossos critérios e decisões são filtrados por ele, como nos afirma o Talmude:-
- Não vemos as coisas como elas são, vemos as coisas como nós somos!"
A religião ou a sua ausência tem poder de influência em nosso modelo mental.Tememos mais que amamos.Somos regidos por leis que nos dizem como devemos nos comportar e agir. O que não quer dizer que nossas atitudes serão éticas e muito menos parecidas com o que deveria ser os filhos de Deus nesta vida.Nossos deuses não nos disseram pra cuidar da natureza,pra atender a retirada considerando o tempo de reposição da materia, a cuidar da carga usufruida, a repôr, a reconstruir sempre considerando as gerações futuras!
A não destruir a nossa grande, única e verdadeira casa!
Nosso modelo mental foi construido pra obter, pra ganhar, pra acumular. Aquêle que não acumula é visto como fraco, debilitado, incapaz.A sociedade exlcui. E esta luta pra obter, deixa rastros, restos, pedaços que não tem mais proveito,ações que não se refazem!O tempo da terra gira em milênios...milhões....o nosso é urgente, é agora,é nesta geração.Não temos tempo pra olhar pra natureza, nosso modelo mental não tem este registro.Outras coisas chamam muito mais atenção agora.
Nosso foco agora deveria ser não fazer e desfazer o que provoca impacto ambiental. Nem um nem outro, salvo interferências que as leis quando aplicadas costumam fazer. A sociedade ecômica busca mitigar parte dos seus impactos pra fugir de multas, de danos que a imagem de poluidor causa na comunidade. O papel do " bom moço" ofusca ações que podem parecer sustentáveis, quando o foco é a tentativa de minizar prejuízos.Nosso modelo mental não tem como padrão, arregaçar as mangas e fazer o minimo que cabe a cada um de nós: Reciclar nossos dejetos sólidos, ecomizar água e criar alternativas que diminuam a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.Este comentário não fez pesquisa pra discussão, mas temos uma ferramenta interativa que pode nos dar uma resposta imediata.
Responda:
O que você faz com os dejetos sólidos (materia prima reciclável) que produz?

Agora você já sabe o que falta para a natureza não ir à bacarrota!

Um comentário:

anna disse...

o ser humano pensa que nao adianta fazer nada..que o minimo gesto nao muda nada..mas um exemplo que podemos dar as crianças ja è valido! O mundo pode nao acabar em 2012...pode ainda durar milhoes de anos..mas com que qualidade???? sò depende de nòs! vamos dar exemplo pra nova geraçao!!!

Baleias no Morro das Pedras

Baleias no Morro das Pedras
Junho...elas estão vindo

Mês de junho...sejam benvindas as baleias!!

Mês de junho...fico esperando....alguem vai me ligar...Seu Mazinho...Moleza...Aloísio...os homens do mar que sempre me trazem noticias e a oportunidade de vê-las!!

Imensas....sem pressa...serenas....amorosas com suas crias.... donas de sí e de bem com a vida.

Lá está...ela e o filhote! Gigante!

Superiores...não guardam mágoas. Parece que colocaram outra pagina nesta história daqui do sul da ilha ser pra elas de fato um Matadeiro.

Aqui parece ser estação...viagem....paragem...hospedagem!

Amém!
Sejam benvindas!!
Que elas sejam benvindas, temos muito o que aprender.







O quê você faz para o bem do Meio Ambiente?

Páginas

Gestão Ambiental Familiar

Todos os dias se ouve alguma coisa a respeito do meio ambiente, às mudanças climáticas decorrentes , ao esgotamento dos mancanciais de água do planeta, à poluição que o agrupamento humano gera e suas consequências, aos impactos ambientais causados pelo processo fabril, à atuação e seus residuos do mercado enocômico, à extinção de espécies animais com causa no desmatamento,tráfico, etc.

As pessoas já demonstram não saber que nossas atividades familiares, sociais, educativas, econômicas são causadoras de grandes e muitos impactos ambientais. A quantidade de lixo que o homem produz é impressionante. Nunca na história deste planeta ( rs, fui mais longe que o Lula) se falou tanto em crise ambiental, em esgotamento de recursos naturais, como a água,que em alguns lugares já se apresenta em total escassez.
Diante disto, surgem pessoas interessadas no meio ambiente, pessoas solidárias e na grande maioria dos casos, apenas simpatizantes!!

Mas uma questão relevante neste caso, é que a grande maioria, leia no sentido literal, age e acredita que o problema não é seu, assim como a responsabilidade sobre qualquer ação pró meio ambiente também não. Eu penso que uma pessoa só pode considerar-se solidária ao meio ambiente, quando tem ações efetivas , como fazer em casa a reciclagem do lixo, a redução com gastos de água e energia e a prática da educação ambiental em pequenos grupos. Nós, os profissionais do meio ambiente nos olhamos e trocamos sempre as confidências das dificuldades encontradas, quando agir, significa modificar comportamentos e hábitos adquiridos desde sempre. A resistência é no primeiro ato! A mudança deve acontecer de maneira sistêmica, paulatina, indiferente ao galope da degradação ambiental. Não é tão facil assim quando vivemos num país onde dar um jeitinho nas coisas é considerado padrão nacional, e visão de futuro é coisa de cartomante ou executivo. Esta discussão envolveria cultura, religião, educação e teriamos um assunto vasto e muito polêmico. Não é meu interêsse este viés para esta situação. Eu quero falar da reciclagem que cada um pode fazer.

Devo lembrar é que a reciclagem do lixo sólido, é um grande amortecedor pra questão dos recursos naturais. Que o reuso da água deve ser meta doméstica, considerada urgente na escala de valores/necessidades, pois amortiza o declínio deste bem indispensável para a sobrevivência humana. Sem petróleo sobrevivemos, sem água não. Dicotomia? Paradoxo? A humanidade está voltada para a solução do petróleo no planeta e não da água !!

O que estamos fazendo ? O que estamos guardando para os nossos descentendes?

Olhamos para uma situação alheios aos seus efeitos, esperando apenas que uma atitude por parte dos governos resolva este problema ambiental e nós possamos continuar a procriar e desfrutar dos benefícios e confortos que o consumo nos propricía. Temos um buraco aquí e outro na camada de ozônio.

O que quero lembrar é que se cada um fizer a sua parte o impacto ambiental que causa o esgotamento dos recursos naturais diminuirá considerávelmente e aí sim, podemos fazer algum plano para o futuro